Artigos

Ultrassom Oftalmológico
Voltar para artigos

Ultrassom Oftalmológico



Analisa detalhadamente todas as partes do olho, diagnosticando diversas doenças

Ultrassom Oftalmológico permite analisar mais detalhadamente todas as partes dos olhos, de modo a potencializar a precisão do diagnóstico de várias doenças que acometem a visão humana. O exame avalia a parte posterior e anterior dos olhos. No caso da parte posterior, o procedimento é realizado de maneira simples, com o paciente de olhos fechados. Para exames referentes à parte anterior dos olhos, é necessário que o paciente permaneça com os olhos abertos. Nesse caso, é colocado um colírio anestésico e uma cuba é introduzida nas pálpebras de modo a não deixar os olhos fecharem. A fim de evitar o ressecamento, os olhos são banhados em soro fisiológico, assim o aparelho do exame não fica em contato direto com o olho, mas sim com o soro.

A ultrassonografia oftalmológica pode detectar uma série de doenças oculares, principalmente quando há opacidade dos meios oculares como cataratas densas, doenças da córnea, hemorragias e inflamações intraoculares. Também auxilia no diagnóstico diferencial de tumores oculares.

É realizado com frequência para verificar a ocorrência de lesões após procedimentos cirúrgicos e também para avaliar a condição dos olhos de bebês recém-nascidos.

No exame da parte anterior, também é possível analisar a presença de tumores e lesões na córnea, além de observar cistos e cicatrizes na região da íris, ou ainda na avaliação de cirurgias de glaucoma.

Preparos pré-exame:

Dependendo do tipo de exame (posterior ou anterior) é pingado um colírio anestésico antes da realização do ultrassom

Há contraindicações em pacientes com perfuração nos olhos que ainda não receberam tratamento cirúrgico, isso inclui sobretudo ferimentos causados por acidentes. Apesar de o exame ser feito diretamente nos olhos, ele é indolor.



Compartilhe este artigo: