Artigos

Ultrassom do aparelho urinário
Voltar para artigos

Ultrassom do aparelho urinário



Avalia a existência de alterações ou lesões que possam ter ocorrido no aparelho urinário

Cálculos renais, vulgo pedras nos rins, é o motivo mais comum que leva um paciente a realizar exames de ultrassom do aparelho urinário. Dores e dificuldades na hora de urinar podem estar relacionadas ao problema, que consiste em uma massa sólida composta de pequenos cristais.

O Ultrassom do aparelho urinário é um procedimento não invasivo que tem a finalidade de avaliar a existência de alterações ou lesões que possam ter ocorrido nos rins, ureteres e bexiga. Tais alterações podem ser malformações anatômicas, refluxos, presença de cálculos ou tumores. Associado ao Doppler, é indicado para investigação de hipertensão arterial.

O ultrassom do aparelho urinário é indicado para:

  • Examinar alterações na parede da bexiga, no tamanho ou na estrutura renal
  • Localizar cálculos, massas, cistos ou obstruções no rim
  • Localizar cálculos no sistema urinário
  • Avaliar os rins antes de uma biópsia renal

É um exame não invasivo e não possui contraindicações. Deve ser feito com a recomendação médica ao apresentar algum tipo de dor ou incômodo nessa região.

Procedimentos pré-exame:

ara a realização deste exame, a bexiga do paciente deve estar cheia para melhor visualização da imagem. 1 hora antes do exame, ingerir de 6 a 8 copos de água. Para crianças menores de 3 anos, não há necessidade de preparo.



Compartilhe este artigo: