Artigos

Ultrassom da Tireóide
Voltar para artigos

Ultrassom da Tireóide



Observa a glândula da tireoide, identificando alterações ou mal funcionamento

Ultrassom da Tireoide é feito para observar a glândula da tireoide – localizada na parte anterior do pescoço cuja função é regular o metabolismo.

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na parte dianteira do pescoço e responsável pelo nosso metabolismo, o qual pode ser prejudicado caso a produção de hormônios tireoidianos esteja alterada, tanto para mais quanto para menos.

O T3 e T4 são os hormônios produzidos pela tireoide, sendo responsáveis pela regulação da taxa do metabolismo, controle dos batimentos cardíacos, funcionamento intestinal, memória, funções de aprendizado, dentre outras funções. A tireoide pode apresentar problemas como surgimento de nódulos, cistos, tumores e aumento no tamanho da glândula. Os nódulos são mais comuns em mulheres e por serem na grande maioria pequenos, são descobertos em ultrassonografias.

A ultrassonografia da tireoide possui diversas indicações, especialmente o com efeito Doppler, pois fornece informações adicionais sobre a rede vascular e o fluxo sanguíneo.

  • Analisar nódulos encontrados no pescoço
  • Verificar as características e padrão de vascularização nos nódulos
  • Acompanhar os nódulos, verificando se houve alterações ou surgimento de novos nódulos
  • Analisar a glândula aumentada
  • Verificar causa de dor na região
  • Analisar anormalidades

Por ser um exame não invasivo, não há nenhuma contraindicação.



Compartilhe este artigo: