Artigos

Doppler renal
Voltar para artigos

Doppler renal



Estuda o fluxo de sangue nas artérias renais, desde a aorta abdominal até o rim

Ultrassom com Doppler Colorido das artérias renais aliou técnicas não invasivas da ultrassonografia com as informações sobre as artérias renais e seu respectivo fluxo sanguíneo, introduzindo um elemento dinâmico nos estudos ultrassonográficos ao permitir a investigação detalhada da área examinada. O exame permite uma avaliação quantitativa e qualitativa, não apenas sob o ponto de vista morfológico, mas também funcional. O ultrassom do aparelho urinário permite analisar a existência de cálculos renais enquanto o doppler permite ver o fluxo sanguíneo e possíveis obstruções nas artérias renais.

O exame é feito no rastreamento de pacientes com hipertensão arterial de causa renal (hipertensão renovascular), ou seja, a obstrução de uma artéria renal leva o rim a receber menos sangue e, consequentemente ativando uma série de mecanismos para a retenção de sódio. Também pode ser indicado para buscar causas de alterações nos rins, como diminuição do tamanho, suspeita de aneurismas ou deformidades.

O exame não é invasivo e não possui contraindicações.

Procedimentos pré-exame:

Antes do exame deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos, refrigerantes e algumas frutas. O paciente deve permanecer em jejum absoluto 6 horas. Demais orientações serão fornecidas pelo médico antes da realização do exame.



Compartilhe este artigo: