Artigos

Doppler abdominal
Voltar para artigos

Doppler abdominal



Importante para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos da região abdominal

ultrassonografia de abdômen é um exame não invasivo, utilizado para avaliação, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior. Associados ao Doppler colorido, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva do fluxo sanguíneo do corpo, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não apenas do ponto de vista morfológico, mas funcional.

Doppler Abdominal é indicado para avaliar a presença de alterações do sistema digestivo, que surgem associadas a alguns sintomas como enfartamento (doença da vesícula biliar), dor abdominal ou dados laboratoriais (análises) que indiquem a alteração da função hepática.

Alguns tipos de cancro de outros órgãos podem disseminar para o fígado, e o ultrassom com doppler permite avaliar se já existe a doença hepática associada ou não. O exame pode detectar também pedras na vesícula ou dilatação das vias biliares; aumento do tamanho do baço ou alterações do seu parênquima.

Preparos pré-exame:

Para a realização desse exame é necessário o jejum, pois evita que a vesícula biliar se esvazie e permite avaliar, de forma adequada, órgãos mais profundos, como o pâncreas e a aorta.



Compartilhe este artigo: