Artigos

Doppler de Carótidas
Voltar para artigos

Doppler de Carótidas



Avalia o fluxo de sangue da carótida, fornecedoras de sangue oxigenado para o cérebro

As carótidas são artérias localizadas nas duas laterais do pescoço, responsáveis por fornecer sangue oxigenado do coração para o cérebro. O doppler de carótidas é um exame de ultrassom que avalia a anatomia e fluxo de sangue das artérias carótidas.

É indicado para o estudo do estado da parede arterial, mas também do fluxo de sangue nas artérias carótidas, auxiliando nos diagnósticos de doenças ateroscleróticas, aneurismas, dissecções, artrites e outras problemas que podem comprometer as artérias carótidas.

É indicado quando o médico tem necessidade de investigar a presença de placas de gordura, diâmetro das paredes das artérias e o estreitamento dos vasos.

As artérias carótidas funcionam como um importante “canal” por onde passa o fluxo sanguíneo arterial do coração em direção ao cérebro. Com obstrução, fechamento parcial ou presença de acúmulo de ateroma (placas de gordura ou tecido fibroso) neste canal, há sérios riscos de ocorrer um AVC. Com o auxílio do Doppler é possível avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo, que revela a existência de obstruções. O exame pode ser indicado para pessoas com alto índice de gordura no sangue ou em pacientes com queixas de desmaios e tonturas.

O ultrassom de carótidas é um exame indolor e sem contraindicações. Pacientes que tem histórico de doenças no coração na família, devem se prevenir e realizar exames de rotina desde os 35 – 40 anos.

Preparos pré-exame:

Não é necessário nenhum preparo antes da realização do exame.



Compartilhe este artigo: