Artigos

Ultrassom da Próstata Via Transretal
Voltar para artigos

Ultrassom da Próstata Via Transretal



Mais perto da região a ser analisada, pode diagnosticar alterações com maior precisão

O Ultrassom de Próstata via Transretal é um procedimento que se beneficia da menor distância entre o transdutor e a próstata, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região.

A próstata está localizada entre a bexiga e o reto, atrás do osso do púbis, o que impede o exame adequado pela via abdominal. Sua localização atrás do púbis e ao redor da uretra, profundamente situada na pelve era muito difícil de ser examinada pelos métodos antigos e os diagnósticos de câncer eram tardios. O ultrassom via transretal permitiu uma análise com ricos detalhes anatômicos da próstata.

O toque retal não consegue detectar casos de câncer mais agressivos da próstata, pois ele cresce invadindo e mesclando-se com o tecido prostático não canceroso, impossibilitando o médico de senti-lo como um nódulo distinto do resto da glândula. Portanto, o exame de ultrassom retal é indispensável para garantir sua saúde. O ultrassom via abdominal também é capaz de analisar alterações, porém dependendo do problema, ele não é tão eficaz quanto o feito via retal.

  • O volume da próstata tem que ser estimado com precisão para a correta interpretação dos antígenos específicos da próstata (PSA) para análise do crescimento da próstata
  • Análise morfotextual das zonas da próstata (permite detecção precoce do câncer)
  • Detecção de qualquer outra anomalia sutil
  • Exame de rotina (acima dos 50 anos)
  • Diagnosticar doenças benignas (hiperplasia prostástica, infartos, calcificações, lesões, cistos, etc)
  • Diagnosticar infertilidade

Os exames de rotina são necessários para pessoas acima de 50 anos, e por ordens médicas. Não é necessário nenhum preparo antes do exame.



Compartilhe este artigo: